sábado, 18 de setembro de 2010

Dicas culinárias.


Para aqueles que se divertem com filmes, e tudo mais que leve culinária no meio, vão aí umas dicas.
A primeira, todo mundo já deve saber:

Julie/Julia, conta a história paralela de julia child, exímia chef de cozinha, autora de livros de culinária e apresentadora de televisão americana e de uma jovem ecritora que faz um blog culinário, e tem Julia como maestra.
Julia mostra-se uma pessoa maravilhosa, enquanto julie parece ser mais vazia. Mas nada impede seu crescimento com a ajuda da cozinha.
O filme é ótimo, mas Julia mostra-se repentinamente grosseira, em apenas um comentário feito pela própria, coisa que nunca imaginariámos que faria.

Mesmo assim, vale a pena.

Outra dica boa, e não a última, temos o desenho Chowder.
Vivendo em Marzipan, e sendo um ajudante de cozinha, Chowder (aonde todos os personagens tem nomes de comida) apronta a todo momento, é um louco esfomeado.
Uma animação bem louca. Não dá nem pra dizer muito, sendo genial como é. É preciso ver pra crer.!

Quase chilli.

Bom dia, bom sábado!
Hoje a receita é dois em um. Isso tudo porque a esquecida da chef aqui, fez a receita pela metade no almoço e terminou tudo na janta!

Esse "chilli", prato típico mexicano feito com feijões.
Pode ou não levar carne. Essa receita que eu fiz leva proteína de soja, mas também, feijão branco.

Comece cozinhando o feijão. Eu coloquei louro.
Frite cebola (muita tá?!) e alhos picados, com azeite. Acrescente tomate picado, muito também. Acrescente sal, não muito, pimenta-do-reino, páprica picante, orégano. Frite mais um pouco.
Coloque a carne de soja (miúda), e frite-a. Coloque molho de soja, molho de tomate, e uma pitada de catchup e mostarda. É pouco gente. E deixe cozinhar. Faça com que o molho fique grosso. Vá acrescentando agua aos pouco e deixando cozinhar bem.

Bom, a receita neste ponto fica ótima, e é o primeiríssimo prato de agora.


Para a jantinha esperta, pegue o feijão cozido que você esqueceu, e tempere com azeite, cominho.
Dê uma leve refogadinha na panela, para que fique com uma cor mais dourada.
Coloque a receita da carne já pronta e misture, ferva uns minutinhos.

Nas duas receitas, sirva com queijo prato ou o correto, cheddar de verdade, ralado em filetes.
Fica delícia.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Risoto da Luana.


Esse risoto, nossa, superou minhas expectativas.

Estava em casa e queria comer risoto e não tinha vinho. O que fazer?

Bom, eu usei cerveja.
O motivo de se usar vinho, nessa receita, é que ocorre uma reação entre o álcool e o arroz, onde o resultado é incentivar a liberação do amido, presente no arroz próprio de risoto, fazendo o prato ficar com aquele aspecto "grudento", dando a liga característica do prato. Um arroz cremoso.


Então pensei que com cerveja funcionaria.

Usei Além da cerveja, funghi (e o caldo do risoto foi o do hidratar do funghi mais caldo delegumes), azeitonas verdes, salsa e queijo gruyére.

Para quem lê o reviravoltas e ainda não sabe fazer um risoto, aconselho a voltar no dia 18 de fevereiro de 2010, na segunda receita deste blog. Tenho certeza que você não vai mais se esquecer.

Recomeçar por (e para) danislau também.


Essa receita de volta definitiva, de vontade de escrever algo para sei lá quem de novo,
é para esse querido danilinho.

Como ele entende a arte do namoro virtual.
De comida e outras cositas más.

"retomar o contato com o blog da gente parece tentar reatar relação amorosa já encerrada

o papo fica meio empacado, no começo

não. o papo até corre tranquilo. e conversar é a coisa mais fácil q existe.

mas o contato.

por onde recomeçar?

namorar é, mais q qq coisa, uma continuidade

qdo se descontinua um namoro, primeira coisa q desce garganta abaixo pelo gargalo da descarga é a naturalidade dos movimentos conjuntos

nossa, q frase grande

tá difícil recomeçar o namoro com esse blog

não sei por onde começar

comecei

comecei mal, pelo jeito

vou ali ". (http://danislau.blogspot.com/search?updated-max=2010-05-03T20%3A21%3A00-03%3A00&max-results=14)


E voltando aqui, para esse prato colombiano, compre banana da terra verde, bem verde.
Descasque-a com a mão untada de óleo de cozinha. Corte em pequenas e finas rodelas. Mantenha na água para a fruta não escurecer.
Frite em óleo quente, cerca de cinco a dez minutos. Ou até ficar dourada.
Passe a banana em água com sal e alho picado e volte para a fritura.
Mais cinco minutos para deixar a banana bem corada.

Sirva com sal. Perfeito com uma cerveja gelada.

Danilo, Quero saber de você fazer essa receita hein?

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aniversário da irmã.

Dia de festa! Nada melhor que comidinha. E bebidinhas.

Burrito e mojito pra acompanhar. No aniversário da irmãzinha.





Foi ótimo!
E pra receita especial do dia.
O drink super refrescante mojito do papai, leva água gaseificada, rum branco cubano, açúcar, hortelã, gelo e limão.
Até.