segunda-feira, 22 de março de 2010

Ratatouille.


Típico prato francês e na receita original, só pra constar, o ratatouille é um ensopado de legumes. E minha santa Leonarda, é uma delícia!
Além de também ser aprovado pela ditadura do triglicerídeos, é simples e barato de ser fazer.
Vamos lá, né?!

Corte batatas, berinjelas, tomates e abobrinhas em rodelas bem fininhas (use uma faca bem afiadinha para isso que não tem erro) e de mesma grossura.
Numa refratária, coloque alho picado (tire o miolo dele), e azeite. Enquanto você faz isso, deixe os legumes cortados, menos o tomate, na água pra não mudarem de cor.

Vá enfileirando em pé (olhe na foto), berinjelas, abobrinhas, batatas e tomates nesta ordem (eu acho essa ordem boa, se você não achar, faça outra), até cobrir toda a superfície da refratária, e os legumes ficarem bem firmes.

Salpique sal, pimenta-do-reino e tomilho e mais azeite.
Embrulhe em papel alumínio, e leve ao forno. Quarenta minutos em fogo médio devem dar!

E vá até a locadora e pegue o filme de mesmo nome do prato. Vale a pena!

Dieta dos triglicerídeos.


Jantinha do namorado. Boa escolha, bom cardápio, bom resto de noite.

Se você também tem que diminuir os triglicerídeos em três meses, essa é uma boa dica.

Compre uma massa de tortilla. É bem leve e só precisa assar na frigideira sem nada de óleo. Fica crocantérrima.

Coloque numa panela, cebola, tomate, berinjela, pimentão e manjericão todos cortados em cubos.

Tempere com páprica picante, e sal e pimenta do reino, deixe refogar bem, até tudo ficar macio e formar um caldinho grosso.

Pegue ricota e amasse-a, tempere com maionese (longe das propagandas, mas na minha casa só entra maionese deleite), salsinha e cebolinha picada.

Dentro da tortilla, coloque a ricota, e por cima, nosso cozido de delícias, e rúcula por cima.

Enjoy.

Suflê clássico de queijo.



Pra ninguém pensar que eu não sou adepta do bom e cotidiano suflê, eu trouxe uma belezinha!

O suflê. Como principais ingredientes para se caracterizar tal prato, temos a clara em neve (em temperatura ambiente para ficarem maiores, mais cremosas), e o queijo. Ah, o queijo.

Apesar de fazer um suflê com pedaços de legumes, lotado de queijo e sem bater as claras em neve, eu gostaria dizer que eu não devia ter chamado este prato assim. Eu gosto muito das regras dos pratos, ou seja, sou fiel a ingredientes imprescindíveis numa receita. Como no risoto, o suflê pra ser suflê tem que ter duas coisas sem exceção. E é isso que deixam alguns pratos bem semelhantes, todas as vezes que você provar. A receita clássica.
Por isso, a partir de hoje, a minha querida receita de suflê de chuchu a la luana, se chamará meio-suflê de chuchu a la luana.
E depois desse blá blá blá, vamos à receita.

Separe três gemas das claras. Derreta meia colher de margarina, numa panela, e coloque uma colher de farinha. Mexa bem até que vire uma massinha que desgruda da panela. Acrescente nessa mistura, 2/3 de uma xícara de leite, e mexa até engrossar. Junte uma xícara (a suja de leite, tentamos sempre não desperdiçar nada) de queijo da sua escolha, ralado. A “receita original” diz que se deve colocar queijo suíço, mas eu fiz uma mistura de parmesão, mussarela e gruyère. Nossa, eu tive muito boa escolha, diga-se de passagem. Eu achei.

Tire do fogo e mexa tudo até derreter. Se por ventura parecer que está grudando tudo na colher, é assim mesmo. Isso é sinal, aliás, que vai ter MUITO queijo! Uhm! Deixe amornar um pouco, e comece a colocar as gemas uma a uma (uma a uma) e misturando mais.

Tempere com sal e pimenta-do-reino. E só. Estou numa onda de sabores simples, sem muita mistura, como aconselhariam os clássicos italianos.
Bata as claras em neve (e o ponto é quando você vira o pote onde está sendo batida a clara e o creme não cai), e junte ao resto da receita. Uma dica é fazer movimentos de baixo para cima e não giratórios. Seja delicada(o).
Asse no forno em fogo pré-aquecido, e eu estou aprendendo sim a arte das temperaturas de forno. Respeite-as. A receita sempre melhora quando eu respeito.
Asse por meia hora, NO MÍNIMO, é porque suflê sempre murcha né?
Mas quanto mais a massa dele cozinhar, mais demorará o murchar.
Acho que é isso.

Sirva imediatamente.

Bolo de carne do Homer.



Essa receita é muito, muito boa. E eu estou viciada nela.

Não é atoa que na casa do Homer, quinta-feira é o dia do Bolo de carne.

Compre mais ou menos 700 grs. de carne moída de primeira. Em casa, Pique cebola, meio pimentão, dois alhos poros, e cebolinha.

Rale em filetes, duas cenouras. Coloque um pão francês no forno para ficar crocante.

Misture a carne, cenoura, pimentão, alho poro, cebola, sal, pimenta-do-reino, meia xícara de molho de tomate (sim!), uma colher de sopa de mostarda (use dijon se você tiver), Coloque a cebolinha, o pão ralado, e um ovo.

Misture bem. Faça a forma do bolo, e leve ao forno por uma hora em fogo médio por aí!

Nossa, não tem igual!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Sobremesa colombiana.


Mais uma receita vinda diretamente da Colombia.

Essa sobremesa não tem erro. Os ingredientes são fáceis de se achar, a preparação é igualmente simples, e o sabor é inigualável.

Banana nanica, cortada ao meio, madura.
Colocar por cima pedaços de goiabada, e queijo. (corte tudo antes e por último a banana, pois ela escurece rapidamente). Você pode acrescentar pequenos pedacinhos de margarina entre as bananas, ou pode pincelar as bananas com ela.
Colocar no forno, cobrindo com papel alumínio, e deixar em fogo médio-baixo.
Quem dita a hora do prato estar pronto é o cozinheiro. Mas devem ser uns vinte, trinta minutos, ou até o queijo derreter e ficar douradinho.