quinta-feira, 11 de março de 2010

Sobremesa colombiana.


Mais uma receita vinda diretamente da Colombia.

Essa sobremesa não tem erro. Os ingredientes são fáceis de se achar, a preparação é igualmente simples, e o sabor é inigualável.

Banana nanica, cortada ao meio, madura.
Colocar por cima pedaços de goiabada, e queijo. (corte tudo antes e por último a banana, pois ela escurece rapidamente). Você pode acrescentar pequenos pedacinhos de margarina entre as bananas, ou pode pincelar as bananas com ela.
Colocar no forno, cobrindo com papel alumínio, e deixar em fogo médio-baixo.
Quem dita a hora do prato estar pronto é o cozinheiro. Mas devem ser uns vinte, trinta minutos, ou até o queijo derreter e ficar douradinho.

terça-feira, 2 de março de 2010

Drink dominical.


Domingo, pra acompanhar o almoço nada como uma boa caipirinha!

Então venho deixar aqui uma receitinha que não tem erro.

Uma dose de cachaça (uma bem gostosa), ou vodka, se preferir, uma colher de sopa de açúcar, e um limão.

Santa Leonarda, é só isso mesmo!
Caipirinha boa não precisa de água, só umas pedrinhas de gelo pra acompanhar!
Amasse os limões, com tudo junto e ok!


Dica: Não coloque os limões amassados no copo não tá?
Não fica bonito, coloque uns novos, em rodelas! Ah, e eu usei cachaça salinas na minha.

Aproveite!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Quibe assado.


Receita que todo mundo conhece, mas ainda sim eu acho que ela é o máximo.
Você coloca o trigo de molho por umas horas, depois escorre, acrescenta carne moída, na proporção 2/1, tempera com orégano, salsa, cebolinha, pimenta do reino, sal, hortelã, azeite, cebola picada e tal.

Eu resolvi recheá-lo com mortadela com tomate seco e queijo. Um pouco mais de cebola picada pra quem gosta demais (eu).
E por cima, tomate e azeite.
Forninho por uma meia hora!



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sopa para ressaca.


Se você estiver doente, de piriri, de ressaca, sopa cura tudo.

É uma comida leve, completa, boa de tomar e não tem erro!


Essa daí além de simples, mais barata impossível. Leva cebola fritinha, acrescida de cenoura em cubinhos e batata em cubos também. Depois de refogar bem, acrescente água, caldo de legumes, e deixe cozinhar.


Quando a batata estiver quase ótima, coloque tomate e salsa picadinhos.

deixe cozinhar mais um pouco e está pronta!
Um último detalhe, você pode colocar arroz cozido que sobrou do almoço, ou fazer um especial pra colocar na sopa!

Mas, desperdício não é nada bom mesmo!

Não tem estômago ruim que recuse essa iguaria!
(hehehe)


p.s.: Namorado fotógrafo.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Minas gerais premiada.

Hoje a receita é uma baita duma boa utilização de ingredientes típicos de minas gerais.

Uma coisa que me influencia muito na cozinha são os pratinhos típicos do meu estado.

Esse foi um concurso, onde essa receita minha e de uma amiga (salsinhas ativar), foi a vencedora.

Então, mãos ao trabalho!


A receita é basicamente um risoto de couve com queijo minas, acompanhado de um lombo na cachaça com pimenta e alecrim, com molho de mel.

RISOTO: para se fazer um bom risoto, é preciso utilizar um arroz próprio, no caso, arroz arbório.
A receita básica desse prato, constitui em fritar uma cebola, no azeite, colocar o arroz especial na panela (sem lavar), refogar, regar com vinho branco(para que aconteça uma reação e o amido do arroz possa ser liberado para ele ficar com aspecto de risoto), ( tem risoto que utiliza vinho tinto, mas ele fica vermelho, é chamado risoto rouge e leva carne vermelha), temperar com sal (não muito pois ainda serão colocados outros ingredientes e não queremos uma comida salgada!), e ir cozinhando (não pare de mexer nunca e vá regando aos poucos um fundo de sua preferência, ou seja, um caldo de legumes, de carne, de frango, de peixe.)

O segredo é mesmo, mexer sempre e não colocar muita agua de uma vez só. O ponto do risoto é um arroz al dente, bem molhadinho, cremoso.

Nessa hora, você vai acrescentar uma couve picadinha e refogada bem de leve, rapidamente, com cebola e azeite, (isso vai deixá-la crocantezinha, e com um sabor suave, docinho). Abaixe o fogo, acrescente também, o queijo parmesão ralado e o queijo minas ralado também. Acabou, desligue, acrescente uma pitada de manteiga para dar um brilho e um sabor inigualável.

Sirva na horaaaaaa.


LOMBO: Para começar pique bastante cebola, salsinha, pimenta dedo de moça (pode tirar as sementinhas pra picar menos), sal, pimenta do reino e tempere a carne com isso, no dia anterior.

Frite (na banha de porco) essa carne em uma panela baixa e apenas para dourar dos dois lados, ou seja, sele-a. (isso serve pra deixar a carne bonita e impedir que ela fique seca por dentro).

Coloque a carne em outra panela e regue com bastante cachaça, acrescente alecrim, dentes de alho inteiros e um pouco de água. Tampe e deixe cozinhar até que fique mais que pronta e macia. (se o pedaço for pequeno, no máximo uma hora).

Faça o molho de mel. Coloque o mel para derreter, mas não deixe fritar demais, acrescente salsinha, cebola picadinha, um pouquinho de sal, um tiquinho de cachaça para flambar, e no fim, uma "pitada" de água.
Corte a carne em fatias e regue o molho por cima na hora de servir!


Nas palavras do arnaldão: Barbaridade uai!