segunda-feira, 22 de março de 2010

Suflê clássico de queijo.



Pra ninguém pensar que eu não sou adepta do bom e cotidiano suflê, eu trouxe uma belezinha!

O suflê. Como principais ingredientes para se caracterizar tal prato, temos a clara em neve (em temperatura ambiente para ficarem maiores, mais cremosas), e o queijo. Ah, o queijo.

Apesar de fazer um suflê com pedaços de legumes, lotado de queijo e sem bater as claras em neve, eu gostaria dizer que eu não devia ter chamado este prato assim. Eu gosto muito das regras dos pratos, ou seja, sou fiel a ingredientes imprescindíveis numa receita. Como no risoto, o suflê pra ser suflê tem que ter duas coisas sem exceção. E é isso que deixam alguns pratos bem semelhantes, todas as vezes que você provar. A receita clássica.
Por isso, a partir de hoje, a minha querida receita de suflê de chuchu a la luana, se chamará meio-suflê de chuchu a la luana.
E depois desse blá blá blá, vamos à receita.

Separe três gemas das claras. Derreta meia colher de margarina, numa panela, e coloque uma colher de farinha. Mexa bem até que vire uma massinha que desgruda da panela. Acrescente nessa mistura, 2/3 de uma xícara de leite, e mexa até engrossar. Junte uma xícara (a suja de leite, tentamos sempre não desperdiçar nada) de queijo da sua escolha, ralado. A “receita original” diz que se deve colocar queijo suíço, mas eu fiz uma mistura de parmesão, mussarela e gruyère. Nossa, eu tive muito boa escolha, diga-se de passagem. Eu achei.

Tire do fogo e mexa tudo até derreter. Se por ventura parecer que está grudando tudo na colher, é assim mesmo. Isso é sinal, aliás, que vai ter MUITO queijo! Uhm! Deixe amornar um pouco, e comece a colocar as gemas uma a uma (uma a uma) e misturando mais.

Tempere com sal e pimenta-do-reino. E só. Estou numa onda de sabores simples, sem muita mistura, como aconselhariam os clássicos italianos.
Bata as claras em neve (e o ponto é quando você vira o pote onde está sendo batida a clara e o creme não cai), e junte ao resto da receita. Uma dica é fazer movimentos de baixo para cima e não giratórios. Seja delicada(o).
Asse no forno em fogo pré-aquecido, e eu estou aprendendo sim a arte das temperaturas de forno. Respeite-as. A receita sempre melhora quando eu respeito.
Asse por meia hora, NO MÍNIMO, é porque suflê sempre murcha né?
Mas quanto mais a massa dele cozinhar, mais demorará o murchar.
Acho que é isso.

Sirva imediatamente.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir