domingo, 9 de maio de 2010

Burrito.

Burrito é uma especialidade mexicana e é burrito se você estiver falando do prato ou de um burrito só, burritoS é apenas para muitos burritos.

Muita gente acha que o nome do prato é burritoS. E não, não é.

Ele basicamente é feito com carne, alface picado, queijo e guacamole, tudo envolto por uma tortilla típica do México.

Aqui, eu utilizei massa de panqueca mesmo para envolver o recheio.

E uma boa dica para se fazer essa massa é: 1 ovo, 1 copo de leite, uma pitada de sal batidos no liquidificador. Nesse ponto, o líquido por ser muito leve, fica girando irregularmente no pote, mas a partir daí você vai acrescentando aos poucos farinha de trigo, com o liquidificador ligado.

No momento que a massa pesar um pouco e começar a girar menos irregular, você verá no copo que os pulos da massa serão menores, e que ela fará uma marca no copo em uma altura semelhante, sem muitas variações. Não falha, nesse momento, ela estará no ponto de panqueca.

Espero que não tenha ficado muito confuso.

Bom, massa feita, frite as panquecas em uma frigideira anti-aderente, pincelada com óleo, e só despeje a massa quando a panela estiver extra-quente (hehe).

A panqueca se soltará facilmente da panela quando dourar por baixo, vire e deixe alguns minutos mais e pronto.

Pique as folhas de alface, na forma de talharim, filetes.

Rale o queijo cheddar, e comece a preparar o guaca.

Esse molho feito de abacate parece meio estranho para algumas pessoas, mas nos países latinos, o abacate, ou aguacate como é seu nome em espanhol, é considerado uma verdura (sendo comido com sal) e não uma fruta. Tanto que para eles, tomar vitamina de abacate, é um sacrilégio.

Bom, o guaca leva cebola roxa picada (ela tem um sabor mais picante que a branca e vai bem com saladas), bastante coentro picado (1 maço para cada dois abacates, mais ou menos), pimenta (pode ser muito ou pouco, sendo que mais apimentado é mais típico), tomates bem vermelhos, picados e o abacate amassado. Como tempero, utilize bastante limão, sal e pimenta-do-reino.

Uma boa dica é colocar o abacate por último, e regá-lo com o limão, o mais rápido possível, pois o limão impede que ele fique escuro. E também, juntar o tomate por último, pois ele solta muita água.

Sobre a carne agora. Pode ser tanto, frango, como carne moída bovina, como carne de soja que foi o que eu usei nessa receita da foto (e usei também mussarela no queijo).

Carne refogada bem temperadinha, fica cada um a vontade para fazer como desejar.

Eu gosto de usar na carne moída creme de cebola para dar um gostinho, e também usar louro, e tomilho.

Ufa, tudo pronto, e agora é só montar o prato, tudo dentro da panqueca e deliciar-se.



Um comentário:

  1. Essencial a explicação no começo! hahahahaha
    Pessoal costuma ter o mesmo problema com 'o churros' hahahahahaha

    ResponderExcluir