domingo, 9 de maio de 2010

Terrine.

Essa é uma terrine.
Os patês costumam aparecer em duas famosas versões. O chamado patê, e a terrine. O patê é pastoso e mais homogêneo. A terrine é assada e é fatiada.

Terrina ou terrine é o nome em francês dado a uma vasilha funda, com tampa, refratária e geralmente de cerâmica. Os pratos preparados nessa vasilha levam o mesmo nome.

A mais famosa terrine leva em sua composição o foie gras (fígado de ganso), conhecido pela sua forma de preparo extremamente violenta e abusiva. Talvez por isso, a maioria das pessoas confunde os dois nomes (patê e terrine). Mas as terrines podem levar milhares de combinações de alimentos, não sendo necessária a adição de carnes em todas. Existem terrines-sobremesas, de queijos e legumes, precisando apenas da boa criatividade para criá-las.

Essa receita leva carne de porco e o famoso presunto Parma. Ele leva esse nome por vir da Cidade de Parma na Itália (é famoso nessa cidade também o queijo tão utilizado por nós, o parmesão). Leva cerca de seis meses em processo de defumação. Por isso o preço ser às vezes tão elevado.
Vamos à receita: Precisaremos de um pão francês que passe pelo forno, para ficar bem durinho, e possível de ser ralado depois.
De carne suína, são 500 gramas de pernil moído. 1 ovo, 1 cebola picada bem miúda, dois dentes de alho bem picados, salsa, orégano, cinco colheres de sopa de queijo parmesão ralado (compre o pedaço inteiro , nunca se esqueça), 4 colheres de sopa de leite, oito fatias de presunto Parma (sendo que 3 fatias devem ser moídas e as outras devem “embrulhar”a terrine). Eu como não consegui as fatias propriamente ditas, usei quase tudo na massa, e só coloquei fatias pequenas por cima, como mostra a foto.
Misture tudo e leve ao forno médio em fôrma untada e enfarinhada por cerca de uma hora.

A textura e o sabor são realmente inigualáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário